segunda-feira, 19 de julho de 2010

Colapso atmosferico ...


A contração recente da termosfera foi a mais intensa em 43 anos.

Uma camada superior da atmosfera terrestre se fundiu recentemente numa contração inesperadamente grande, tão grande que fez os cientistas “coçarem as cabeças”, anunciou a NASA.

A camada de gás chamada Termosfera já está reaparecendo novamente. Este tipo de colapso não é tão raro, MAS os cientistas ficaram surpresos por sua magnitude.

"Esta é a maior contração da termosfera dos ultimos 43 anos", disse John Emmert do Laboratorio de Investigação Naval,  principal autor de um artigo que anuncia a descoberta em 19 de junho da revista Geophysical Research Letters. (É um record) - "It's a Space Age record."

O incidente ocorreu durante um período de inatividade solar chamado de mínimo solar 2008-2009 (solar minimum).

Sabe-se que nestes mínimos solares a termosfera se esfria e se contrai, entretanto o recente colapso foi de duas a três vezes maior que uma baixa atividade solar poderia explicar.

"Algo diferente está acontecendo que não entendemos ainda", disse Emmert.

A Termosfera se encontra muito acima da superficie da Terra, corresponde à parte mais elevada da atmosfera, conhecida também por Ionosfera. Ela varia em uma altitude de 55 millas (90 km) a 370 millas (600 km). Aqui a temperatura aumenta com a altitude, devido essencialmente à absorção das radiações ultravioletas pelo oxigénio atómico, a ponto de, aos 350 Kms, a temperatura ser de 927ºC!!!. Acima dos 100 Kms, as radiações de pequeno comprimento de onda provocam a ionização do oxigénio e do azoto atómicos, originando eletrons livres: a penetração destas partículas ionizadas, a cerca de 200 Km a 300 Km, provoca o aparecimento de auroras boreais.

A Termosfera mantém uma grande interação com o Sol, sendo muito afetada por períodos de alta ou baixa atividade solar. Esta camada intercepta a luz ultravioleta extrema (EUV) do Sol antes de possa chegar ao solo terrestre.

Na Termosfera, as radiações ultravioletas da luz solar são muito intensas, decompondo as moléculas em átomos e íons.

Essa camada é da maior utilidade pelo fato de refletir as ondas de rádio, permitindo a comunicação fácil entre regiões afastadas.

Nesta região, os íons absorvem parte da radiação ultra-violeta vindos do sol.
Na parte superior da Termosfera existe a exosfera, região onde as moléculas movem-se em trajetórias balísticas e raramente colidem entre si.
Nesta região, o significado gás não tem mais sentido, tão rarefeita que é.



Fonte:
http://www.msnbc.msn.com/id/38270609/ns/technology_and_science-space/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...